quinta-feira, 27 de junho de 2019

Descaso do poder público põe em risco a Lagoa do Jacaré, uma das poucas reservas naturais ainda preservadas de nossa cidade.

Há alguns meses moradores e amantes da pesca esportiva do MA começaram a recuperar, com recursos próprios, a Lagoa do Jacaré localizada no bairro Recanto dos Vinhais. Fizeram a limpeza do local e a inserção de alevinos de peixes como tilápias, traíras e tricogaster, para fazer da lagoa um ambiente habitável para o encontro das familías e amigos que praticam a pesca esportiva.



Semanalmente os moradores e pescadores esportivos fazem a manutenção deste trabalho, limpando a calçada ao redor da lagoa e alimentando os peixes com ração, custeando tudo do próprio bolso. Isso revitalizou a fauna e flora local. Árvores e vegetação dão agora sombra e proteção às aves como garças e martin pescadores, e também aos jacarés (antes quase extintos no local e agora já são quatro). Este trabalho também ajuda a comunidade próxima, muito carente, que também pesca regularmente e tira de lá alguns peixes para consumo.



Agora faz mais de 20 (vinte) dias que um esgoto estourou nas proximidades e está vazando para dentro da lagoa, inviabilizando a pesca como esporte e, principalmente, para o consumo das famílias carentes do local.









A CAEMA foi notificada para tratar o problema, mas até agora nada foi feito. Estamos fazendo nossa parte divulgando nas redes sociais e na mídia impressa, rádio e tv,  para que o poder público tome providências e as famílias possam retornar com segurança a pescaria, e para que a lagoa possa voltar a alimentar as pessoas que necessitam.

Mais uma vez, vemos que, se não fizermos nossa parte, as nossas reservas naturais não sobreviverão pra que nossos filhos e netos possam desfrutar de sua exuberância. Não jogue lixo em terrenos baldios, faça coleta seletiva, use sacolas ecológicas e dê preferência por embalagens retornáveis. São alguns gestos que fazem a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário